Tipos de site: diferença entre site institucional e landing page

18/11/2021 | Sites

Redes sociais, sites institucionais, e-commerce, portfólio online e landing page são algumas das opções disponíveis para quem deseja aumentar a visibilidade digital da sua marca. E é por isso que é tão importante estudar os tipos de site antes de escolher o melhor para a sua empresa. 

Aqui na Criamos Seu Site, temos como especialidade a criação de sites institucionais e landing pages. Estamos sempre disponíveis para discutir os tipos de site com os clientes, para que possamos definir, juntos, aquilo que trará o melhor resultado dependendo do objetivo.

Neste post, trouxemos alguns detalhes sobre as duas alternativas com as quais trabalhamos para que você possa ter uma ideia das diferenças entre elas. Confira:

O que é um site institucional?

É uma página web que tem como função posicionar e consolidar a marca, empresa ou organização no mundo digital. Normalmente é desenvolvida a partir de uma série de conteúdos importantes para que os clientes possam encontrar todas as informações que precisam em um só lugar. 

Os sites institucionais costumam ter páginas como: home; “sobre nós” ou história da marca; serviços ou produtos vendidos; blog ou portfólio; e informações de contato. Mas outros campos também podem ser adicionados com o objetivo de chamar ainda mais a atenção dos consumidores – depoimentos de clientes; descrição de colaboradores; e cases mais interessantes são alguns exemplos. 

As boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para aumentar o tráfego orgânico dos sites institucionais, afinal, quanto antes a sua página aparecer nos buscadores, maior é a chance de que os consumidores possam encontrá-la. 

Vale reforçar que esse modelo de site não é necessariamente focado em vendas. No entanto, você pode solicitar o redirecionamento de determinados setores para redes sociais, e-commerce ou landing pages para facilitar a jornada dos seus clientes em busca da conversão. 

O que é uma landing page?

Entre os tipos de site temos também as landing pages: páginas com foco em conversão. Elas normalmente têm menos seções do que os sites institucionais para evitar distrações e orientar o consumidor apenas a tomar uma ação específica (como comprar ou preencher um formulário). 

E vale um ponto de atenção: nem sempre consideramos a conversão, uma venda. As landing pages também podem ser usadas para atrair leads, ou seja, oportunidades de negócio para a empresa. Normalmente isso é feito por meio de uma troca – você solicita informações de contato para aquela pessoa (como nome, telefone e e-mail) e entrega alguma informação de interesse, como um cupom de desconto ou um e-book informativo. 

Dessa forma, é possível criar uma estratégia de relacionamento com aquele visitante para que ele possa caminhar por todos os passos do funil de vendas e, finalmente, converter. Esse contato também é fundamental para que o pós-venda possa ser trabalhado, com o objetivo de fidelizar aquele cliente. 

Em relação à estrutura, de forma geral, as landing pages são compostas por apenas uma página, contendo um conteúdo de interesse do visitante e um formulário de contato.

Como e quando escolher os tipos de site ideais para a sua empresa?

Geralmente a resposta está logo no começo do planejamento de um site, basta pensar: qual é o meu objetivo com esse site e quais são os resultados que eu espero com ele? A partir dessa análise, provavelmente teremos um caminho mais assertivo para a sua empresa. 

Normalmente uma landing page tem um valor mais acessível do que um site institucional – pela quantidade de páginas e conteúdos que precisam ser incluídos.

Por isso, considere sempre: o que vai gerar o maior valor para o cliente e trazer mais retorno para a sua empresa? Se ficar com alguma dúvida nessa comparação, a equipe da Criamos Seu Site pode ajudar! Basta clicar aqui e entrar em contato com a gente. 

Quer criar um site para o seu negócio?

Veja como funciona a criação de sites exclusivos