Quais os primeiros passos para ter um site?

25/02/2022 | Sites

Se você está pensando em abrir um negócio, provavelmente você vai precisar de um site.

Nós separamos quais são os primeiros passos que você deve tomar para ter o seu site:

  1. Definir objetivo e estratégia
  2. Registrar um domínio
  3. Contratar serviço de hospedagem
  4. Escolher meio de execução
  5. Mãos a obra!

1. Definir objetivo e estratégia

O primeiro passo para criar um site é definir qual é o objetivo.

Hoje em dia, com o aumento da digitalização das empresas, é comum que ter um site seja uma das primeiras preocupações ao criar um novo negócio. Mas simplesmente fazer um site por fazer não é a melhor estratégia.

Vale pontuar também que nem todo site tem o mesmo objetivo. Alguns objetivos principais que seu site pode ter:

  • coletar leads
  • divulgar sua marca como um todo
  • divulgar um serviço específico
  • vender produtos
  • explicar seus serviços e produtos
  • criação de conteúdo

Na maioria das vezes, se você perguntar para alguém “qual é o objetivo do seu site?”, a resposta vai ser “vender mais”. Beleza, mas vai vender mais como? Com uma landing page? Um botão de WhatsApp no site? Vai fazer anúncios patrocinados no Instagram ou Google?

Seu site dificilmente vai vender sozinho, então ter o objetivo de “vender mais” sem uma estratégia específica pra isso é esperar que magicamente as pessoas busquem pela sua empresa e se esforcem para fechar negócio com você. Sabemos que não é bem assim que funciona.

2. Registrar um domínio

Defini meu objetivo e estratégia. Sei o que quero com meu site e tenho uma noção do que vou fazer para alcançar esse objetivo. Chegou a hora de escolher e registrar o seu domínio.

Escolha um domínio que:

  1. Seja fácil de escrever e falar
  2. Tenha a ver com a sua empresa
  3. Te ajude nas pesquisas do Google

Você pode optar por um domínio .com ou um .br, vai depender um pouco do quanto está disposto a investir e também da área (geográfica) de atuação da sua empresa. Se você oferece seu serviço ou produto exclusivamente na sua cidade, talvez seja interessante optar pelo domínio .br no lugar de um .com .

Nós temos uma postagem explicando exatamente como e onde você pode registrar o seu domínio. Mas na maioria dos casos, o registro.br (para domínio .br) ou o GoDaddy (para domínios .com) são as melhores alternativas. Ao entrar nesses sites, você vai ver que o processo é bem intuitivo.

3. Contratar serviço de hospedagem

Objetivo e estratégia definidos, domínio comprado. Seu site já tem “endereço” (domínio), agora ele precisa de uma “casa” (hospedagem).

A hospedagem nada mais é do que um computador (servidor, nesse caso) que você está pagando pra deixar seu site armazenado e acessível ao mundo.

Existem diversos serviços de hospedagem diferentes e muitos deles vem até com um domínio gratuito por um tempo (geralmente 1 ano). Você pode escolher entre diferentes fornecedores e planos, de acordo com as suas necessidades.

Nós, da Criamos Seu Site, geralmente indicamos a Hostinger ou o Hostgator. Normalmente um plano básico para quem está iniciando já vai dar conta de tudo o que você precisa.

4. Escolher o meio de execução

Objetivo, check. Estratégia, check. Domínio e hospedagem, check. E agora?

Agora chegou a hora da grande decisão. Como eu saio de ter uma hospedagem pra de fato ter um site?

Existem algumas maneiras:

  1. Contratar uma agência
  2. Contratar um freelancer
  3. Comprar um template pronto
  4. Usar um construtor de sites simples
  5. Usar um construtor de sites profissional

Se você não tem nenhum conhecimento na área, recomendamos que procure um profissional para te auxiliar. Vai te poupar dor de cabeça no futuro, mas também vem com um custo financeiro.

Agências tendem a ser as opções mais caras e geralmente os construtores de sites simples são os mais acessíveis. Até porque boa parte dos serviços de hospedagem oferecem construtores gratuitos.

Se é seu primeiro site e você quer se aventurar com um construtor simples e não tem muita preocupação com o quão elegante ou apresentável o seu site vai ficar, não vai doer tentar essa alternativa. Mas se quer um site com cara profissional e que impressione (positivamente), talvez o melhor seja terceirizar o serviço ou se preparar para aprender a criar seu próprio site com um construtor profissional ou template pronto.

5. Mãos a obra!

Independente do meio de execução que você escolheu, você vai ter que se movimentar pra fazer acontecer.

Pedir indicações, pesquisar agências, anunciar em plataformas de freelancers ou aprender como utilizar um construtor.

Se você se importa com o seu site, algum trabalho você vai ter com ele.

 

 

Esses são os passos iniciais que você precisa tomar pra ter o seu site. Ficou com alguma dúvida? Estamos aqui pra te auxiliar, entre em contato pelo nosso WhatsApp ou acesse nosso formulário de orçamento para saber o que nós recomendamos que você tenha no seu site, baseado nas necessidades do seu negócio.

Ou se só quiser saber quanto (mais ou menos) vai gastar, se escolher fazer seu site com a Criamos Seu Site, também da uma olhada na nossa página de orçamento.

Quer criar um site para o seu negócio?

Veja como funciona a criação de sites exclusivos