A importância de SEO e Google Analytics

02/03/2022 | SEO

Se você tem está pensando em ter um site, possivelmente já ouviu falar em “SEO”. É um tema que pode causar confusão em pessoas que estão iniciando.

Mesmo se você nunca ouviu falar em SEO, com certeza você conhece o Google. SEO está diretamente relacionado ao Google.

Vamos explicar o que é SEO, qual a sua importância e o que é o Google Analytics, uma ferramenta do Google que te ajuda com o SEO do seu site.

  1. O que é SEO?
  2. O que é o Google Analytics?
  3. Por que SEO é importante?
  4. Por que é importante utilizar uma ferramenta de Analytics

1. O que é SEO?

O objetivo da pesquisa no Google é que ele entregue o melhor resultado para o que ele acha que você está procurando.

Uma série de fatores influenciam na ordem dos resultados de pesquisa. Entre esses fatores, há alguns que você consegue controlar e outros que não consegue.

Exemplos de fatores que você não controla:

  • localização do seu negócio
  • localização da pessoa que está pesquisando

SEO diz respeito a tudo que você pode controlar dentro do seu site para aparecer antes de outros sites na pesquisa do Google.

Exemplos de fatores que você pode controlar, de maneira direta ou indireta:

  • velocidade de carregamento
  • conteúdo escrito
  • responsividade (adaptação do layout do seu site aos diferentes tamanhos de tela)
  • nome do domínio

A otimização desse conjunto de fatores (são mais de 200) é o SEO: mudar o maior número de parametros possíveis para que o Google entenda que seu site fala sobre determinado assunto e mostre o seu site dependendo do que é pesquisado.

 

2. O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta do Google que você adiciona ao seu site para visualizar informaçõe sobre os acessos do seu site.

Algumas informações que você pode visualizar:

  • quantas pessoas acessaram o seu site em determinado período
  • qual a porcentagem de pessoas que acessam seu site pelo celular e pelo computador
  • qual o horário que seu site é mais acessado
  • quais as localizações das pessoas que acessam seu site

 

3. A importância do SEO

A otimização do seu site para o Google (e outras ferramentas de pesquisa), é o que faz o seu site aparecer antes nos resultados de pesquisa. E quanto mais “para cima” o seu site aparece, mais pessoas vão ver o seu site e ,consequentemente, acessar o seu site. Se mais pessoas acessam o seu site, as suas chances de fechar um negócio aumentam.

Basicamente, o objetivo do SEO é fazer com que seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa para determinadas pesquisas.

4. A importância do Google Analytics

Ter as informações sobre acessos ao seu site pode te ajudar a ter novas ideias e identificar problemas no seu site.

Se os usuários estão saindo rapidamento do seu site, pode ser que algum problema esteja ocorrendo. Se as pessoas acessam mais o seu site em um determinado dia da semana e horário, pode ser que lançar um novo post de blog antes disso seja vantajoso.

Quanto mais dados você tiver sobre o seu site e o comportamento dos visitantes, mais você pode agir para melhorar essas métricas.

 

Esse é o básico do básico que você precisa saber sobre SEO e Google Analytics. Ambos os tópicos podem ser  muito mais aprofundados, afinal, há muitos profissionais que trabalham diariamente somente com eles.

Ficou com alguma dúvida? Estamos aqui pra te auxiliar, entre em contato pelo nosso WhatsApp ou acesse nosso formulário de orçamento para saber o que nós recomendamos que você tenha no seu site, baseado nas necessidades do seu negócio.

Ou se só quiser saber quanto (mais ou menos) vai gastar, se escolher fazer seu site com a Criamos Seu Site, também da uma olhada na nossa página de orçamento.

Quer criar um site para o seu negócio?

Veja como funciona a criação de sites exclusivos